You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Carregando...

LIVE PIONEIRA

VOCÊ FAZ PARTE DESTE MOVIMENTO!

FESTIVAL ORI

SUPER LIVE REALIZADA DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2020

  • MAIS DE 25 MIL VISUALIZAÇÕES

ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS

20 de novembro

Inesquecível

Enquanto correntes insistem em esvaziar a imensa importância do legado de Zumbi dos Palmares, o Festival Ori (palavra Yorubá que significa cabeça, tanto física quanto espiritual) propõe um mergulho na ancestralidade, por meio de materiais do acervo Cultne.

FESTIVAL ORI 2020

DE CABEÇA NA CONSCIÊNCIA

O Cultne é o maior acervo digital de cultura negra da América Latina e realizou o Festival Ori 2020, uma live para celebrar o 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Com apresentação de Isabel Fillardis, Rafael Mike, Carlos Alberto Medeiros e Aza Njeri, a programação é recheada com quadros de humor, slam de poesias, entrevistas em estúdio, correspondentes internacionais, economia, moda, beleza e música, contemplando a diversidade e a riqueza cultural da população negra no Brasil.

  • ONDE

    Redes Socias do Cultne: Facebook e Youtube

  • QUANDO

CONFIRA NOSSA LISTA DE

PERSONALIDADES

LICA OLIVEIRA

Apresentadora

RAFAEL MIKE

Apresentador

HELENA THEODORO

Dra. em Filosofia

AZA NJERI

Apresentadora

SERJÂO LOROZA

Ator e Cantor

SUELI CARNEIRO

Dra. em Educação

LÉA GARCIA

Atriz

ISABEL FILLARDIS

Atriz

ALTAY VELOSO

Cantor e Compositor

DETAQUES DA PROGRAMAÇÃO

O termo ÀWÚRÉ faz menção e desejo de boa sorte, bênçãos e prosperidade. E com o propósito de levar coisas boas para o público através da música, o grupo fará o show de encerramento da live.

O cantor, compositor e músico carioca Luthuly é um jovem artista que promete despontar no Brasil. Ele acabou de lançar a música e o clip “Te Ligo , Você Não Me Atende'' que apresenta uma sonoridade que mistura o melhor da MPB e do R&B. Ele conversa com a gente sobre o seu trabalho como o mais novo integrante do Slap, selo da Som Livre.

Era novembro de 1974, plena ditadura militar, quando nascia em Salvador, na Bahia, o primeiro bloco afro da cidade, o Ilê Aiyê. Inspirado na cultura e religiosidade africana, os blocos afro atuam diretamente na preservação da história e memória negra no Brasil até hoje. Quem conversou com a gente sobre isso foram os fundadores dos blocos Ilê Aiyê, do Olodum e do Malê Debalê.

Um artista que canta, fala e incorpora a história do povo negro em suas apresentações. Lazzo Matumbi neste ano completa 40 anos de carreira solo. Ele conversa com a gente sobre as mudanças que percebeu em relação à música e à militância negras no Brasil no decorrer desses anos.

Precisamos falar de Zumbi dos Palmares, o grande homenageado desta data. Quem de fato foi Zumbi? Quais foram os desafios que ele enfrentou durante a vida? E será que as representações desse herói que hoje vemos por aí são reais? O professor e historiador Flávio Gomes conta pra gente….

Não é de hoje que mulheres e homens negros se reinventam no país. A capacidade de utilizar as ferramentas da nossa cultura para gerar renda é ancestral. Hoje, Salvador e São Paulo, protagonizam o movimento black market. Rosenildo Ferreira, cofundador da Vale do Dendê, entrevistou diversos afro-empreendedores e mostra a força deste movimento que já tomou o Brasil.

Apresentamos o documentário que vai te mostrar os bastidores das decisões mais importantes do movimento negro contemporâneo. Os anos 80 foram muitos importantes pro Movimento Negro Brasileiro. Muitas das conquistas que temos hoje foram articuladas neste momento. Figuras muito importantes para o ativismo negro conversam com a gente sobre como foi a luta por essas conquistas.

A Diáspora Africana, também chamada de Diáspora Negra, é o nome dado ao fenômeno histórico e social caracterizado pela imigração forçada de pessoas de países africanos para outras regiões do mundo. Nós vamos entrar ao longo da programação com três correspondentes dessa diáspora.

No programa apresentado por Linn da Quebrada e Jup do Bairro, a cantora #Liniker revela sentir falta de uma admiração mais íntima, reflete sobre o seu processo criativo após a pressão do mercado musical e destaca a importância dos afetos na sua existência.

A poesia preta no Brasil se renova a cada geração. Hoje o slam domina as ruas, as favelas, as vilas e as quebradas de todo o Brasil, mas o slam foi criado nos anos 80, nos Estados Unidos. O termo quer dizer batida, uma pancada, que é o que a gente sente quando termina de escutar uma poesia. Mas nenhum termo consegue dar conta da amplitude que é essa competição de poesia que invadiu a cultura urbana. Apresentamos o Slam Ori Lonan! O poeta e professor de Salvador Nelson Maca comanda essa competição de poesia falada que conta com a participação de slammers de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.

Segue uma conversa com o Aira, o artista que foi responsável pela idealização e concepção do Memorial Ori, um painel que tem como objetivo fortalecer a memória de personalidades negras no Rio de Janeiro. Semanas antes do festival, anunciamos nas redes sociais do Cultne que uma área degradada da Lapa, um espaço de grande circulação, ganharia um painel como forma de homenagear figuras e personalidades negras importantes para a nossa história. Fazem parte do memorial o líder Zumbi dos Palmares, e mais Marielle Franco, João Cândido, Mãe Beata de Yemanjá e Madame Satã, personalidades negras escolhidas pelo público por meio de votação. O painel foi inaugurado durante a programação do Festival Ori como forma de fortalecer nossas imagens e narrativas também nas ruas. O artista retratou de forma afrofuturista os personagens no memorial. assistir ASSITIR

Uma nova geração de comediantes negros está dominando a internet. Serjão Loroza, ator, cantor, compositor e comediante, convidou alguns desses humoristas para falarem sobre questões que estão presentes nos seus trabalhos.

A hora do Bléc Vídeos musicais onde diversão, pluralidade e sustentabilidade andam de mãos dadas!
Nana e Nilo: As histórias da série Nana e Nilo retratam o universo dos irmãos gêmeos, duas crianças negras brasileiras que viajam para vários países africanos no presente e no passado.

A montadora e roteirista de pernambuco, Natara Ney, é acima de tudo uma contadora de histórias. Em entrevista para o Festival Ori, ela contou sua trajetória até se tornar uma editora reconhecida no cinema nacional.

Não dá para falar do momento atual sem falar do passado, de gente que veio antes, que abriu caminho, que lutou e garantiu a nossa existência. Lélia Gonzalez foi esta mulher que abriu tantas portas e foi essencial para a nossa luta no Brasil e por nos apresentar a nossa amefricanidade..

Compondo nossa série com biografias de figuras históricas negras, Abdias Nascimento, ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista do movimento negro.

Um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil. Advogado, jornalista, escritor, político. Não é tão simples definir Luiz Gama, essa figura determinante para a abolição da escravatura no Brasil. Deo Garcez, ator que interpreta o abolicionista no espetáculo 'Luiz Gama: Uma Voz pela Liberdade', e a historiadora Ana Flavia Pinto contam pra gente quem foi esse herói negro brasileiro que hoje representa a nossa luta pela liberdade.

Compondo nossa série com biografias de figuras históricas negras, Ruth Pinto de Souza é uma das grandes damas do teatro brasileiro e foi a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela.

Compondo nossa série com biografias de figuras históricas negras, Beatriz Nascimento foi uma historiadora, professora, roteirista, poeta e ativista pelos direitos humanos de negros e mulheres

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
A ancestralidade e o futuro negro - Dramatização de Abertura (Lea Garcia, Lilian Amancai, Cyda Moreno, Altay Veloso)
A Luta pelo Quilombo dos Palmares
Entrevista com Flávio Gomes - Historiador (UFRJ)
Manifestações Negras de 1988 a 2020: Ontem e Hoje
Cobertura da Marcha Virtual até a Serra da Barriga - Quilombo de Zumbi
Quem foi Beatriz Nascimento? - Raquel Barreto
Entrada de correspondentes: Alemanha (Berlim), Estados Unidos (NY), Inglaterra (Londres)
Rhumor - Bloco 1 (Sérgio Loroza, Rhudson Victor, Thamirys Borsan, Leo Santos e Yas Fiorelo)
Liniker - TransMissão - Canal Brasil
Quem foi Luiz Gama? - Ana Flavia Pinto Magalhães (Historiadora), Deo Garcez (Ator)
Tecnologia e Memória - Silvana Bahia (Olabi)
Tributo a Ruth de Souza
Rhumor - Bloco 2 (Sérgio Loroza, Rhudson Victor, Thamirys Borsan, Leo Santos e Yas Fiorelo)
Entrevista - Lazzo Matumbi
A insurgência do Dia Nacional da Consciência Negra - Hélio Santos, Carlos Medeiros, Helena Theodoro, Abigail Páscoa e Raimundo Bujão
Entrevista - Helena Theodoro (Dra. em Filosofia)
Movimento Charme: Ontem e Hoje
Entrevista - Jeferson De
Entrada de correspondentes: Alemanha (Berlim), Estados Unidos (NY), Inglaterra (Londres)
Marcha das Mulheres Negras: Rio de Janeiro
Black Market: Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo
Rhumor - Bloco 3 (Sérgio Loroza, Rhudson Victor, Thamirys Borsan, Leo Santos e Yas Fiorelo)
Movimento de mulheres negras: ontem e hoje
Entrevista Cinema - Natara Ney (montadora)
Entrada de correspondentes: Alemanha (Berlim), Estados Unidos (NY), Inglaterra (Londres)
Serie infantil "A hora do Blec" + Nana e Nilo - David Júnior e Sandro Lopes
Pessoas negras com deficiência: Quilombo PCD - Flávia Diniz e Marcelo Zig
Quem foi Lélia Gonzalez?
O Slam-Ori-Lonan conta com a participação de quatro poetas convidados pelo curador Nelson Maca. Beká, Gleison Nascimento, Rainha do Verso e Sued Hosaná.
Memorial Ori - AIRA O CRESPO
Quem foi Abdias Nascimento?
E a Fundação Palmares? - Carlos Moura, Abigail Páscoa, Raimundo Bujão (MNU)
Rhumor - Bloco 4 (Sérgio Loroza, Rhudson Victor, Thamirys Borsan, Leo Santos e Yas Fiorelo)
Slam Ori Lonan SEMI-FINAL - Quatro poetas convidados pelo curador Nelson Maca: Beká, Gleison Nascimento, Rainha do Verso e Sued Hosaná.
Entrevista - Aisha Mbikila
Teatro Negro: o Boom! Rodrigo França, Indira Nascimento, Valdineia Soriano, Déo Garcez, Alex Melo
Marielle Franco vive!
Blocos Afro de Salvador
Literatura Negra com- Nelson Maca
Espelho: Lázaro Ramos e Criolo
História e política de Angola
Cabeça Movimento Negro Hoje
Movimento negro: Dandaras e Zumbis de hoje - Sueli Carneiro, Januário Garcia, Amauri Mendes, Joselina Silva, Selma Dealdina e Douglas Belchior
Entrevista - Gabriel Moura
O Slam-Ori-Lonan FINAL Quatro poetas convidados pelo curador Nelson Maca: Beká, Gleison Nascimento, Rainha do Verso e Sued Hosaná.
Entrevista - Altay Veloso
Estreia de clipe com música inédita de Altay Veloso e Paulo Cesar Feital, interpretação e presença de Marcelle Motta, Fabíola Machado, Amanda Amado, Flávia Santana, Tabatha Aquino, Gil Miranda e Rafaela Soares.
Show do grupo Awurê
ÁLBUM DO EVENTO

GALERIA DE FOTOS

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

NOSSOS PARCEIROS

ASSITA O FESTIVAL ORI 2020

UMA SALTO DA ANCESTRALIDADE PARA O AFROFUTURISMO

Voelas
DETALHES DO EVENTO

Super Live com mais de 06 horas de duração realizada dia 20 de Novembro de 2020. Total de 25 mil visualizações


REDES SOCIAIS

Junte-se àqueles que sabem a importância do
registro e da memória afro-brasileira.

logos
logos